segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Domenico Gabrielli - Análise dos Sete Ricercares para Violoncelo Solo, Primeira Peça Escrita para Violoncelo




Gabrielli nasceu em Bolonha em 1650. Estudou com Perti e com Vitali. Quando era ainda muito novo, entrou para a Academia Filarmônica de Bolonha. Sucessor de Petronio e Franceschini, combinou a composição com suas obrigações como Violoncelista. Seu crescente êxito como compositor fez com que alguns colegas violoncelistas o invejassem e o acusar de não cumprir com seus contratos. Depois de muitas intrigas e peripécias, conseguiram que fosse despedido e substituído. Porém, este contratempo não o impediu de estrear sua ópera “Maurizio”, no Teatro de São Salvador de Veneza


 Pouco depois, começou a trabalhar com o duque de Modena, e continuou um intenso trabalho que acabou arruinando sua saúde. Em 1690 voltou a Bolonha, onde morreu aos 40 anos, deixando um vasto repertório de diferentes gêneros: óperas, arias com acompanhamento de cello, balés, motetos, sonatas para violoncelo e seu mais famoso trabalho: seus belíssimos Ricercares para violoncelo solo, que foi o primeiro repertório para violoncelo solo publicado.

Em termos de estrutura composicional, os Ricercares de Gabrielli são bastante livres. Em vez de cair no estilo ricercar fugato de G.B Antoni, ou de um de seus professores como Vitali, Gabrielli optou por outro caminho, que pode ser estruturado em três tipos: O primeiro é em “estilo ritornelo”. O estilo contem alguns elementos subjetivos e fundamentais, que retorna a maneira regular, dando ao ouvinte um definitivo senso de organização. No segundo estilo, Gabrielli utiliza um estilo quase improvisado. As idéias musicais surgem naturalmente a partir do material anterior, e há pouca repetição melódica. Neste estilo, ideias rítmicas e formas cadenciais são o principal material utilizado. O terceiro e último estilo usados em seus Ricercars é o chamado estilo canção, ou “canzona-type”. Neste estilo, Gabrielli move através de largas seções, usando tempo e métricas mudarem em lugares demarcados. Vale notar que este último estilo foi muito utilizado também nas suas Sonatas para Violoncelo e Contínuo. 






Analisando brevemente o primeiro ricercar, observamos uma escala ascendente suave, seguida por um grande salto, fechando com uma cadência muito básica e até esperada. Outra característica principal deste ricercar é que ele se inicia no segundo tempo, depois de uma pausa. Embora essa pausa é a única que aparece em todo o primeiro ricercar, ela serve como um guia para encontrar outros pontos através de toda a obra onde novas ideias irão surgir. 




O resto da composição caminha em um estilo livre e improvisado sobre o fragmento da melodia de abertura. Este estilo livre e improvisado é caracterizado pela habilidade de Gabrielli em passear por vários tons diferentes, como Sol menor, Si bemol maior, Ré menor e Dó menor. Gabrielli varia o ritmo, introduzindo colcheias no compasso 12, e depois adiciona ritmos sincopados e pontuados. 

Dificuldade de execução: Essa peça foi escrita na mesma época em que Bartolomeo Bismantova’s publicava, em 1677, seu Compendio Musicale, que continha valiosas informações, exercícios e exemplos de golpes de arco para instrumentistas de corda, principalmente violinistas, certa de 30 anos antes da criação da corda de tripa da Bolonha e cerca de 100 anos antes de existir o primeiro método italiano oficial do violoncelo, composto por Francesco Scipriani, publicado em 1753. E vale notar que um aspecto técnico dessa obra é o constante uso das duas cordas graves do Cello, muitas vezes acompanhadas de notas rápidas e a exigência de constante mudanças de posição feitas pela mão esquerda. Portanto, era praticamente impossível que essa obra fosse executada no período em que foi composta, mesmo porque os violoncelos existentes na época eram usados como função de contínuo, ou acompanhamento. Habilidades como agilidade da mão esquerda, domínio de mudanças de posição e cordas duplas devem ser absolutamente dominadas para a apropriada execução. 


Exemplos do Compendio Musicale, de Bartolomeo Bismantova's


Ricercare No.1 - Domenico Gabrielli




Cello: Roel Dieltiens

Boa apreciação! 


Fontes:
- Brian Carter: An Examination of Sources as they Pertain to Domenico Gabrielli's First Ricercar for Violoncello Solo
- Elías Arizcuren : El Violonchelo
http://www.cello.org/newsletter/articles/gabrielli/gabrielli.htm











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